Eu escrevo este post da perspectiva de um desenvolvedor de software que tem aprendido bastante sobre processos e gestão de pessoas nos últimos anos, mas acredito que ele sirva para pessoas que trabalham em outras áreas, fora do mundo da tecnologia também. Afinal, nos últimos anos tudo tem acontecido de forma muito mais acelerada, e mais áreas tem dependência ou contato com alguma ferramenta da tecnologia exatamente pra acelerar processos. Com isso, o trabalho que faríamos em 8 horas, hoje fazemos em 6 ou menos, por exemplo.
No meu caso, utilizar assistentes inteligentes como o Github Copilot me ajuda bastante a “pular” aquela parte mais chata ou repetitiva que uma máquina consegue inferir facilmente, sem a necessidade de um ser humano digitar letra por letra. Também é possível encontrar a melhor palavra, expressão ou frase utilizando o ChatGPT, por exemplo. Tudo isso acelera o processo de desenvolvimento de uma determinada tarefa e nos torna tudo mais ágil.
Se orgulhe
Com esse passo tão acelerado, acabamos esquecendo de muitas conquistas profissionais que tivemos durante nossa carreira, por simplesmente partir para a próxima demanda, tarefa, projeto ou empresa.
A verdade é que com um certo tempo de carreira, você provavelmente vai ter alguns projetos pra se orgulhar. Por isso, mesmo que sejam conquistas pequenas, vale a pena construir e manter um pequeno histórico pessoal (ou profissional), é quase como uma documentação privada da sua evolução profissional, pra você se orgulhar (ou se gabar 🥁🥁).
Se ainda não ficou claro ao que estou me referindo, deixa eu perguntar: o que aconteceu na ultima vez que seu chefe lhe convidou para uma avaliação semestral ou anual e perguntou quais os projetos ou entregas que você mais gostou de participar? Ou até você mesmo quis reunir as melhores entregas dos últimos 12 meses para tentar pedir uma promoção. Talvez, pra algumas pessoas, isso seja uma pergunta fácil de responder, não sei. Mas pra alguém com a memória fraca como a minha, essa pergunta é matadora. Pra mim, é inimaginável lembrar tudo o que fiz durante 6 meses, 1 ano, e ainda selecionar os itens mais interessantes e que eu gostaria de apresentar.
Tudo melhorou quando vi um post do Elton Minetto, e também um artigo da Julia Evans (linkado no post do Elton) sobre como ter o seu trabalho reconhecido utilizando um Brag Document. Esses materiais me abriram muito os olhos, pois um documento como esse nos possibilita manter um histórico de fácil manutenção, e que vai nos servir independentemente da necessidade, seja para uma avaliação, para uma entrevista de emprego ou para resgatar um conhecimento específico sobre um determinado assunto.
Brag document
Brag, em tradução livre, seria algo como “vangloriar-se”, “gabar-se” ou “envaidecer-se”. O intuito dele é manter um histórico de suas conquistas profissionais. Aqui listei alguns exemplos do que eu costumo adicionar ao meu:
- Entregas que me senti orgulhoso em fazer parte;
- Artigos e documentações que você escrevi;
- Sessões de mentoria que participei;
- Resoluções de incidentes que pude contribuir;
- Palestras ou cursos que apresentei;
- Lançamento de funcionalidades importantes;
- Soluções que propus e que geraram resultados positivos;
- O que mais você achar interessante.
Mas lembrando, esse documento é algo seu e não pertence à empresa ou time que você trabalha atualmente. Você pode (e deve) utilizá-lo durante cerimônias do seu dia-a-dia profissional, caso necessário. Mas ao começar em uma nova empresa, o seu Brag document continua o mesmo.
Existe um modelo?
Como muitas outras práticas relacionadas a carreira, não existe algo escrito na pedra em relação ao brag document, mas vou compartilhar um modelo que eu tenho utilizado desde o começo do ano. Todos os itens abaixo são apenas para exemplo.
Nesse caso, estou utilizando o Notion, mas a ferramenta não deve ser um limitador pra você fazer a utilização do documento em si. Uma simples planilha no Notion ou Google Sheets já é suficiente.
Quando devo atualizar?
Isso é muito pessoal e pode variar, dependendo do momento da sua carreira. Eu costumo separar 10 minutos a cada duas semanas no meu calendário pra adicionar os itens que acredito que deveriam estar no meu Brag doc. Não é sempre que tenho atualizações, mas vou adaptando o meu tempo conforme a necessidade. Mas isso fica a seu critério, o importante é atualizar sempre que possível.